26 de Novembro de 2025
Em uma iniciativa inovadora e focada na reinserção social, o Governo de São Paulo deu os primeiros passos para a implementação de "EcoVilas" destinadas ao tratamento e acolhimento de dependentes químicos e famílias em situação de vulnerabilidade. A informação surge seis meses após o desmantelamento do fluxo da Cracolândia, na capital paulista, marcando uma nova estratégia para combater o problema da dependência química no estado.
O projeto piloto, acessado pela coluna, detalha a EcoVila como uma “comunidade sustentável de interesse social, com foco na regeneração do ecossistema a partir do consumo responsável, plantio para produção de alimento orgânico e reflorestamento.”
A ideia é que este modelo funcione como uma “nova porta de saída” para usuários de drogas que buscam tratamento, visando atender toda a população do estado.
Localização: Santa Rita do Passa Quatro, no interior de São Paulo.
Estrutura: Previsão de implementação em 10 alqueires e 56 casas, com capacidade para acolher 50 famílias.
Atividades: Os moradores participarão de oficinas e cursos de capacitação, reuniões de partilha e planejamento, e terão espaços dedicados à oração, cultura e lazer. Haverá produção de alimentos para consumo comunitário e agrofloresta.
O projeto é realizado em parceria com a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, uma instituição privada. Como etapa inicial, o governo está ampliando e reformando o hospital da entidade no mesmo terreno, que já atende usuários em reabilitação.
O projeto, que inicialmente era chamado de "Escolas Rurais" em 2023, ainda não tem prazo definitivo para ser inaugurado, pois está em fase de estudos e procedimentos de implantação. A proposta, inclusive, foi apresentada na COP30, em Belém.
A gestão estadual e a prefeitura da capital, que acompanha os avanços por meio de um Grupo de Trabalho, esperam que o modelo também seja implementado na capital paulista, com a prefeitura mantendo um fluxo de envio de interessados para a unidade no interior.
Enquanto o projeto das EcoVilas se desenvolve, a necessidade de tratamento especializado e imediato para a dependência química continua urgente. Para aqueles que buscam uma alternativa particular, que oferece um ambiente seguro, discrição e uma abordagem terapêutica de alta qualidade, o Grupo Inter Clínicas se apresenta como uma ótima opção de Internamento em Clínica particular.
https://grupointerclinicas.com.br/